Monitoramento de combustível em caminhões-tanque / Estudo de Caso – Inovação para Frotas – Sensor de Nível de Combustível Diferencial por Eng. Ricardo Pantoja
Um frotista é uma empresa de transporte, que possui uma enorme frota de caminhões-tanque ou “caminhões de combustível” – veículo, que transporta combustível do armazenamento, para postos de gasolina e outros consumidores.
No total, mais de 1.000 caminhões-tanque de diversos modelos estão envolvidos no transporte de combustível.
No mesmo compartimento da cisterna, podem ser transportados diferentes tipos de combustível como diesel, gasolina e querosene.
Infelizmente, alguns motoristas malandros, roubam combustível descarregando combustível de alta qualidade, e adicionando líquidos estranhos ao combustível no tanque, ou enchendo o tanque com vários líquidos ilegais, para manter o roubo de combustível escondido.
Ações como essa causam prejuízos diretos ao frotista e acarretam riscos de reputação. As companhias de seguros estabelecem preços tão altos, que reduz fortemente a lucratividade do transporte. O monitoramento do tanque de combustível permite reduzir os riscos de roubo de combustível durante o frete.
O sistema de telemática do caminhão-tanque avisa o gerente da frota sobre o evento de drenagem e substituição de combustível na cisterna em tempo real, garantindo assim a detecção imediata de manipulações com combustível e evitando furtos de combustível no futuro.
Tanto mais as seguradoras estão dispostas a reduzir em várias vezes os preços dos veículos equipados com sistema de monitoramento do tanque de combustível.
O sensor de nível de combustível diferencial, fornece alta precisão na medição do volume de combustível, independentemente do tipo de combustível. Caso o tanque de combustível tenha sido preenchido com gasolina em vez de diesel, a imprecisão da medição não será superior a 1%.
Isso significa que você não precisa mais recalibrar os sensores, fazer alterações na tabela do tanque de combustível, e realizar ajustes adicionais da unidade telemática.
Mensagens sobre alteração de tipo/qualidade de combustível são enviadas para o rastreador, que notifica o gestor da frota sobre este Evento por e-mail ou SMS. Os esforços de motoristas malandros para roubar ou trocar combustível, não passarão despercebidos.
O sensor de combustível é instalado em cada compartimento de uma cisterna. O ajuste do comprimento da sonda do sensor leva alguns minutos durante a instalação.
O principal objetivo do projeto – para excluir a drenagem ilegal de combustível, e substituição de combustível, por líquidos mais baratos em uma cisterna.
O terceiro eletrodo de medição do sensor detecta os tipos de combustível por padrão predefinido, mede o nível e o volume de combustível em cada compartimento da cisterna, e envia alarmes sobre a troca/drenagem de combustível.
Fácil montagem e configuração, possibilidade de criar uma rede de vários sensores conectados a uma porta CAN do dispositivo telemático.
Benefícios para o proprietário da frota junto ao sistema de telemática para caminhões de combustível:
- Redução de 60% nos custos com seguro de transporte de cargas;
- redução do volume de drenagem de combustível em mais de 2 vezes;
- excluída a troca ilegal de combustível.
Maiores informações e Projetos – Eng. Ricardo Pantoja – contato@pantojaindustial.com