MANUTENÇÃO PREDITIVA – APLICAÇÃO DE SENSORES PARA COMBUSTÍVEL – NÍVEL DE COMBUSTÍVEL E FLUXO DE COMBUSTÍVEL – PLATAFORMA IOT

por | jul 23, 2022 | Sem categoria

*MANUTENÇÃO PREDITIVA – APLICAÇÃO DE SENSORES PARA COMBUSTÍVEL – NÍVEL DE COMBUSTÍVEL E FLUXO DE COMBUSTÍVEL – PLATAFORMA IOT por Ricardo Pantoja

 

   

A manutenção preditiva (manutenção pró-ativa) é um método de manutenção da saúde da frota de veículos ou máquinas, baseado no monitoramento dos parâmetros de operação atuais, e na detecção de sinais de falhas futuras, realizando ações de reparo e substituição de consumíveis no momento da real necessidade.

 

O método de manutenção técnica proativa é uma alternativa promissora à manutenção programada, que é realizada em intervalos aprovados pela regulamentação interna da frota, independentemente da condição técnica real das peças e mecanismos.

 

Diferentemente da manutenção programada, os objetivos do método de manutenção preventiva são detectar o momento de real necessidade de manutenção e, como resultado, garantir o bom funcionamento do maquinário, reduzindo assim os custos de operação da frota do proprietário ou operador do veículo (ou outro maquinário).

 

A manutenção preditiva é mais indicada para máquinas avançadas (complexas) que trabalham em condições difíceis, que não permitem racionar o consumo de combustível, desgaste do motor ou de outras peças.

Máquinas avançadas (complexas): equipamentos de mineração e pedreiras, máquinas de construção, veículos especiais para extração de petróleo e gás, equipamentos ferroviários, transporte aquaviário, geradores a diesel e usinas de energia.

 

   

 

Considerando o preço de maquinário complexo e seus custos de manutenção, que podem chegar a 50% de todos os custos operacionais da frota, o uso de diagnósticos remotos de equipamentos 24 horas por dia, 7 dias por semana e a implementação do método de manutenção preditiva, permitem que o frotista reduza os custos totais da frota graças aos seguintes benefícios:

 

redução dos riscos de paralisação de equipamentos devido a quebras inesperadas;

 

aumentar a vida útil das máquinas através de uma operação cuidadosa;

 

otimizando a rapidez da manutenção – equipe técnica está preparada para o trabalho com antecedência;

 

melhorar a economia de combustível – por exemplo, o consumo de combustível não aumenta devido ao desgaste dos filtros de combustível;

economia na reposição de peças de reposição – as peças cujo recurso não foi desenvolvido não são atendidas.

 

         

 

A manutenção preditiva baseia-se na obtenção de dados precisos sobre a operação dos equipamentos (máquinas, veículos) – parâmetros de operação das máquinas. Quanto mais parâmetros são monitorados, mais completo é o quadro que a empresa tem sobre a operação da frota.

 

Dispositivos inteligentes adicionais, como sensores, medidores de vazão, módulos de i/o, bem como unidades de veículo padrão (sensores, unidades de controle eletrônico (ECU) são usadas ​​para medirmos parâmetros de máquinas. Dispositivos telemáticos são capazes de detectar mais de 10.000 parâmetros possíveis de operação do equipamento.

 

Os parâmetros de operação das máquinas são transmitidos para um servidor de telemática – plataforma online baseada na web usada para rastreamento por GPS, armazenamento e análise de dados. O servidor de telemática exibe os dados e relatórios recebidos do gateway de telemática e outras unidades de máquinas embarcadas, analisa as alterações nos parâmetros e gera recomendações para os usuários.

 

Uma mudança acentuada e incomum nos parâmetros operacionais pode indicar um mau funcionamento da unidade monitorada ou uma operação anormal do equipamento (máquina, veículo) por um operador ou motorista.

Exemplos de pontos de controle comuns a todos os tipos de equipamentos – Motor e sistema de combustível.

Vários grupos importantes de parâmetros:

Monitoramento de combustível – taxa de combustível instantânea (também chamada de consumo de combustível por hora), combustível total usado e dividido por modos de operação. Volume de combustível no tanque e temperatura do combustível.

Temperatura e pressão do óleo do motor e do líquido de arrefecimento. Indica o estado dos fluidos técnicos, filtros e outros consumíveis.

RPM do motor. Se o RPM for alterado dentro do mesmo modo de operação, isso pode indicar problemas com o motor (por exemplo, sistema de ignição, cilindros/pistões etc.) ou violação das regras de operação do maquinário.

 

A PANTOJA ENGINEERING & CONSULTANT em parceria com fabricantes internacionais líderes na aplicação e desenvolvimento de sensores de combustíveis, poderá ajudá-lo a terem uma frota mais eficiente, aplicando conceitos modernos em sensores para monitoramento do nível de combustível, bem como o monitoramento operacional ótimo, conseguido por sensores de fluxo de combustível.

 

Estamos ansiosos para podermos juntos melhoramos seus índices de desempenho (KPI), numa utilização mais racional e controlada de combustível, através de nossos sensores, prontos para implementações em plataformas IoT.

     

 

Entre em contato conosco pelo e-mail – contato@pantojaindustrial.com