Monitoramento do consumo de combustível e o Sistema de Pagamento baseado em desempenho para motoristas e operadores do equipamento

por | jul 10, 2022 | Sem categoria

Monitoramento do consumo de combustível e o Sistema de Pagamento baseado em desempenho para motoristas e operadores do equipamento por Eng. Ricardo Pantoja

 

 

O monitoramento do consumo de combustível para veículos e objetos estacionários permite que um proprietário de máquinas ou operador de frota resolva várias tarefas:

Otimizando os modos de operação de máquinas;

Monitoramento de horas de motor e tempo de inatividade de máquinas;

Recálculo de cotas de consumo de combustível;

Prevenção de roubo de combustível;

Previsão da data de manutenção.

 

Para alcançar o modo de operação ideal dos veículos:

um motorista pode selecionar o modo de operação do motor com economia de recursos usando dados de RPM e taxa de combustível;

um mecânico pode monitorar as informações de consumo de combustível usando o sistema de telemática online, supervisionar remotamente as condições técnicas do motor e do sistema de combustível, agendar a manutenção técnica levando em consideração as condições reais de operação do equipamento.

 

Quase todos os proprietários de frotas enfrentam roubo de combustível durante a operação de veículos ou máquinas estacionárias.

A maior porcentagem de uso indevido de combustível ocorre com máquinas de construção, agrícolas e outras, onde o combustível é contabilizado de acordo com as horas do motor. Drenagem do tanque de combustível, falta de combustível no tanque, fraude com vales de dinheiro e cartões de combustível são os métodos mais comuns de roubo de combustível.

Eles podem ser eliminados com a introdução de um sistema de monitoramento de consumo de combustível.

*Benefícios de implementar o monitoramento do consumo de combustível –

O controle do consumo de combustível permite eliminar o roubo de combustível em uma frota e, assim, ajuda a reduzir as despesas totais com combustível e os custos da frota.

Outra tarefa importante é resolvida – o monitoramento do tempo de operação do motor. Isso ajuda o gerente de frota a excluir o uso inadequado ou o tempo de inatividade excessivo do maquinário.

O registro do tempo de operação do motor também ajuda a mudar para um sistema de pagamento baseado em desempenho para motoristas e operadores do equipamento. Isso significa que os motoristas são pagos pelo tempo de trabalho real e alcançam a pontuação de economia de combustível.

O sistema de monitoramento do consumo de combustível permite ao proprietário da máquina recalcular as cotas de consumo de combustível para cada unidade do equipamento.

A nossa experiência mostra que as frotas, que operam tratores menos comuns ou veículos especiais, têm apenas uma ideia geral do consumo real de diesel. As taxas de consumo (cotas) aprovadas por órgãos governamentais ou pela documentação interna da empresa também são imprecisas, pois não incluem influência das condições de trabalho das máquinas.

Assim, a implementação de um sistema de controle de consumo de combustível confere ao frotista um efeito econômico multidirecional:

Aumento do desempenho da frota;

Maior economia de combustível e economia de combustível e lubrificantes;

Introdução do sistema de remuneração baseado no desempenho para o trabalho realmente realizado;

Maior vida útil da máquina, redução dos custos de reparo e manutenção.

Informações e Projetos – Eng. Ricardo Pantoja – contato@pantojaindustrial.com