O uso de satélites para observação da Terra para prever e detectar vazamentos em dutos de abastecimento de água limpa.

por | jul 3, 2020 | Sem categoria

O uso de satélites para observação da Terra para prever e detectar vazamentos em dutos de abastecimento de água limpa.

 

O projeto se concentra no desenvolvimento de três novos serviços complementares com capacidade espacial para suportar uma métrica de desempenho mais robusta, repetível, precisa e verificável independentemente em relação a vazamentos de água limpa.

 

Os três serviços habilitados para espaço a serem implementados como solução conjunta são:

 

  1. Análise preditiva da saúde estrutural da tubulação de água;
  2. Alerta precoce relacionado à interferência em dutos de água;
  3. Conhecimento situacional quase em tempo real de vazamentos de água na rede.

 

Tanto imagens óticas como radares de abertura sintética (SAR), assim como outros dados, como índices de umidade do solo, serão coletados e analisados, para investigar a viabilidade e viabilidade de tais serviços.

O projeto está envolvendo todas as empresas britânicas de abastecimento de água, grandes empresas de serviços de água de engenharia civil, reguladores e agências. As partes interessadas no exterior também estarão engajadas no projeto.

Durante o verão quente do Reino Unido, a Earth-i realizou análises de imagens capturadas por satélites britânicos em órbita a 650 km acima da Terra. Foram tiradas imagens de terra através da área de abastecimento da Severn Trent, que se estende do Canal de Bristol até o Humber até o centro de Gales e as East Midlands, uma área de aproximadamente 20.000 km2.

A Earth-i processou e analisou as imagens de 80 cm de altíssima resolução utilizando uma técnica conhecida como análise do Índice de Vegetação com Diferença Normalizada (NDVI), cruzando a localização dos dutos de água. O primeiro fator de identificação durante o verão seco, foi onde a grama e a vegetação era excepcionalmente vigorosa ou saudável, em contraste com as condições prevalecentes na área

Esta é a primeira vez que a Severn Trent encomendou o uso de análise de imagens com satélites ópticos de altíssima resolução, para ajudar a identificar vazamentos em uma série de circunstâncias, incluindo vazamentos que podem estar escondidos no subsolo ou em áreas mais remotas.

 

As empresas de água estão agora usando métodos cada vez mais inovadores para reduzir a quantidade de água perdida através de vazamentos em tubulações. A análise de dados da Earth-i fornece insights que ajudam as empresas de água a atingir suas metas de redução de vazamentos.

 

A Earth-i tem trabalhado em tecnologia para ajudar a localizar potenciais vazamentos usando imagens de satélite. Este processo utiliza imagens de satélite quase infravermelhas para criar um índice de vegetação com diferenças normalizadas (NDVI) para destacar áreas de vegetação com alta umidade perto de dutos de água.

Essas áreas de vegetação aparecem particularmente bem após um período de tempo seco. Modelos de aprendizagem da máquina de treinamento (ML) na assinatura NDVI de vazamentos de água permitem o uso da Inteligência Artificial (IA) para escanear automaticamente as imagens, acelerando drasticamente a detecção quando comparada aos métodos tradicionais de detecção de vazamentos.

Usando esta abordagem, as empresas de água poderiam direcionar suas equipes de detecção de vazamentos para áreas de alta probabilidade de encontrar vazamentos.

Earth-i designará gerentes de projeto excepcionais, desenvolvedores, cientistas de dados e gerentes de garantia de qualidade em uma equipe sob medida para cada cliente.

Entre em contato conosco para discutir suas necessidades Eng. Ricardo Pantoja – Brasil – contato@pantojaindustrial.com     / Mr. Owen Hawkins – owen.hawkins@earthi.co.uk