DIGITALIZAÇÃO/MINAS SUBTERRÂNEAS
A digitalização na mineração tem como objetivo tornar a mineração melhor do que antes.
E “melhor” realmente significa custos operacionais mais baixos, maior rendimento real em conformidade com os planos, melhores padrões de segurança e maior conformidade regulatória.
O que a digitalização também proporciona é a automatização de tarefas manuais comuns, algumas das quais são muito lentas.
Por outras palavras, ao contrário do que está a acontecer na maioria das minas em todo o mundo, uma mina digitalizada permite que o seu pessoal se concentre totalmente no seu trabalho principal de mineração, em vez de aprender a operar a tecnologia que alimenta a operação de mineração.
A digitalização funciona para identificar e eliminar ineficiências, para que sua mina possa sempre ter o melhor desempenho.
Problemas comuns, como alocações imprecisas de tarefas, equipamentos perdidos, dados imprecisos, atrasos na comunicação e muito mais, são resolvidos por um sistema central em uma mina digitalizada.
Embora eu ache que existem sistemas não digitalizados que podem resolver estes problemas comuns, onde a digitalização realmente brilha é na sua capacidade de fornecer a informação certa às pessoas certas, no momento certo (na verdade, em tempo real) – sem qualquer um que esteja fazendo um esforço.
Isto pode parecer muito simples, mas numa indústria com séculos de existência e que enfrenta alguns dos desafios económicos mais difíceis, a digitalização na mineração está a revelar-se uma ferramenta indispensável para manter os custos baixos, os lucros elevados e as decisões estratégicas.
Então, agora que você tem uma boa ideia do que a digitalização na mineração pode fazer, vamos nos aprofundar na compreensão de como ela realmente beneficia a sua mina em um nível médio à baixo.
A digitalização ajuda a manter sua mina segura –
Até hoje, a maioria dos problemas de segurança foram descobertos durante as inspeções ou após o envio dos relatórios de inspeção ao Centro de Comando, ou ao Centro de Operações. Mas com a digitalização, os inspetores e o controle de operações podem prever, modelar e prevenir a ocorrência de falhas em uma mina.
Isso pode acontecer de duas maneiras.
Um – seus ativos são equipados com sensores (Internet das Coisas ou IoT), e se tornam “ativos inteligentes” que enviam dados continuamente para o seu centro de controle. Isso permitirá que seu controle de operações conheça, e gerencie o desempenho dos ativos, preveja e evite falhas.
Dois – Quando os formulários de inspeção em papel são transferidos para formulários de inspeção móveis. O uso de formulários de inspeção baseados em dispositivos móveis resulta em melhor precisão e dados precisos e, mais importante, esses dados estão disponíveis em tempo real para o seu centro de operações.
Mudar de inspeções em papel para inspeções móveis pode ajudar a manter sua mina segura.
A digitalização ajuda sua equipe a antecipar e lidar com falhas –
A mudança de inspeções em papel para inspeções móveis, permite a captura e o registro de dados em tempo real. Esses dados são enviados para seu banco de dados de operações.
A partir daqui os sistemas inteligentes analisam padrões de comportamento dos equipamentos, inspeções no local de trabalho e sistemas de segurança para ajudá-lo a identificar perigos e falhas potenciais. Esses dados são cruciais para ajudar as equipes a anteciparem, e lidar com falhas.
Um dos componentes mais importantes da digitalização na mineração são os dados digitais. Os equipamentos e locais de trabalho estão equipados com sensores inteligentes (Internet of Technology ou IoT) que captam e registam dados em intervalos constantes. Sensores no local de trabalho, ajudam a medir a segurança do local de trabalho em tempo real.
Usando sensores nos equipamentos, o centro de controle de operações pode medir o desempenho dos equipamentos, antecipar falhas e substituir peças na hora certa. Isso também ajuda várias equipes a gerenciarem melhor a produção, durante períodos de inatividade.
A digitalização ajuda a otimizar a programação e o fluxo de materiais –
As empresas de mineração têm utilizado software para criar cronogramas, e distribuí-los via rádio ou papel aos mineiros. O fluxo de materiais ainda está sendo gerenciado usando dados capturados das chamadas dos mineiros em intervalos periódicos, no final do turno ou no final do dia.
Numa época em que os mineiros enfrentam condições económicas problemáticas, o que os mineiros realmente precisam agora é de uma plataforma robusta que lhes permita controlar e gerir o fluxo de materiais em tempo real. Embora a técnica de chamada tenha servido muito bem ao propósito, houve relatos de inconsistências nos dados relatados.
A digitalização na mineração utiliza interfaces semelhantes a tablets em equipamentos, onde os operadores podem visualizar suas metas diárias e medir seu desempenho. Essas interfaces podem medir e fornecer dados precisos em tempo real ao centro de controle de operações. As metas diárias e o controle de produção podem ser alterados instantaneamente e os operadores são notificados instantaneamente.
“Esta transferência de dados em tempo real pode manter os supervisores, gerentes e liderança atualizados com as informações de produção, e eles não precisam esperar até o final do dia seguinte para obter um relatório de produção do dia anterior”.
*Exemplo de digitalização: Um tablet montado em uma carregadeira para ajudar o operador a capturar dados precisos e, consequentemente, ajudar o supervisor a otimizar a produção.
A digitalização ajuda a rastrear e manter o desempenho da mineração em tempo real –
Conforme discutido acima, a digitalização permite que as programações diárias sejam transmitidas em tempo real para interfaces de mineração, como tablets e telefones. Mineiros e operadores estão sempre cientes do progresso em relação às suas metas diárias, e ajudam o centro de controle de operações a obter melhor desempenho de mineração.
Como? Os dados capturados das interfaces da mineradora e da operadora (tablets e telefones) são exibidos no centro de operações em tempo real. Isso permite uma melhor compreensão do desempenho da mineração, e ajuda os líderes a monitorarem e manterem o desempenho da mineração com precisão alinhada com as metas de negócios.
Os dados coletados do seu equipamento, e do meu, podem ser colocados em um poderoso software de análise para fornecer insights acionáveis.
Os dados da digitalização ajudam a desenvolver estratégias direcionadas –
A produtividade e a excelência operacional são dois elementos cruciais para ser competitivo na indústria mineira, e isto não mudou durante muitos séculos. A digitalização oferece possibilidades infinitas, e ajuda a repensar todo o processo de mineração.
Anteriormente, melhorar a excelência operacional significava reduzir custos operacionais, mas isto já não é verdade com o advento da tecnologia móvel. A digitalização está trazendo mudanças que oferecem níveis inovadores de melhorias de produtividade.
Quando os dados de todo o ciclo de vida da mineração são integrados, com análises poderosas, isso ajuda os líderes e a gestão a definir estratégias direcionadas para obter vantagens em vários mercados.
DESCRITIVO/SERVIÇOS
Os serviços NAUTITECH MINING SYSTEMS incluem:
Cotações para novos sistemas;
Instalação, reparos, manutenção e treinamento;
Fornecimento de manuais;
CÓDIGO e serviço AS3800;
NATA – calibração do sensor CH4;
Auditorias de dossiês e verificações de conformidade para máquinas Diesel;
Auditoria, diagnóstico de falhas e reparo de instalações de terceiros;
Instalação;
A instalação pode ser feita em qualquer mina ou centro de serviço por pessoal totalmente qualificado e licenciado da NAUTITECH MINING SYSTEMS.
Alguns de nossos conhecimentos de instalação incluem:
Desligamento e inicialização – Sistema Methane Master, e Intrinsecamente Seguro Cubex;
Motor eletrônico C7 e C9 e sistemas de desligamento eletrônico;
Motor Cummins QSB 4.5 e 6.7L e sistema de desligamento eletrônico;
Câmera térmica para aplicações estacionárias ou móveis;
Comunicações subterrâneas – modems powerline de banda larga Spitfire.
Maiores Informações – Brasil – Eng. Ricardo Pantoja – ricardo.p@nautitech.com.au