Fazendas de Vento e os Serviços dos Satélites – Monitoramento

 

 

Os satélites ativos de radar de microondas transmitem e recebem sinais de radar com comprimentos de onda na faixa de centímetros, medindo assim a rugosidade da superfície do mar, o que permite a recuperação de campos de vento e ondas oceânicas.

Os Radares de Abertura Sintética (SAR) são capazes de capturar imagens de campos de vento, com uma cobertura de até 500 km x 500 km e uma resolução de até 100 m.

Como os sinais de radar penetram nas nuvens, estes sensores têm toda a capacidade meteorológica, e podem adquirir dados também durante a noite. Portanto, eles são especialmente adequados para observações da superfície do mar em regiões costeiras e em condições climáticas severas. Desde o lançamento dos satélites europeus de sensoriamento remoto ERS-1 e ERS-2, o satélite canadense RADARSAT-1 e o satélite ambiental europeu ENVISAT, os satélites têm vindo a adquirir imagens SAR sobre os oceanos em uade forma contínua desde 1.991. Sua alta resolução e grande cobertura espacial, fazem deles uma ferramenta valiosa para a medição de campos eólicos especialmente em áreas costeiras e para comparações de campos eólicos ao redor de parques eólicos. As derivadas informações podem apoiar as fazendas eólicas offshore na localização ideal e no projeto ideal, e ajudar a estimar seus efeitos sobre o meio ambiente.

A imagem da Earth-i poderia ser usada, por exemplo, para observar um parque de turbinas eólicas e determinar quais turbinas estão girando e com que rapidez. Com essa informação, “podemos calcular as saídas de potência”.

Além disso, o Earth-i pode usar suas imagens para produzir modelos 3D detalhados.

Como nós voamos sobre um alvo e olhamos para ele por até dois minutos de uma série de ângulos diferentes, coletamos informações que nos permitem construir modelos 3D mais detalhados do que você poderia fazer com o mesmo satélite usando imagens estereoscópicas.

Os clientes comerciais estão interessados em usar imagens Earth-i para monitorar o tráfego, aumentar a segurança nas fronteiras e manter o controle das atividades nos portos.

Podemos ver em detalhes uma área de aproximadamente 25 quilômetros quadrados de uma cidade ou grande cidade e observar os padrões de vida por até dois minutos.

Nós coletamos até 50 quadros por segundo de um objeto. Em meio segundo, são 25 imagens do mesmo objeto, mas há pequenas diferenças porque o satélite está em movimento e a Terra está em movimento”. Ao empilharmos essas imagens juntas, podemos aumentar a resolução efetiva para cerca de 60 centímetros.

Informações / Projetos / Consultoria / Serviços de Monitoramento – Eng. Ricardo Pantoja – Brazil – (contato@pantojaindustrial.com  ) / Mr. Owen Hawkins( owen.hawkins@earthi.co.uk  )

Lançamento Plataforma SPECTRUM – https://www.youtube.com/watch?v=8H7I4L4mWC0&t=4s