Satélites para Gestão Urbana e Cidades Inteligentes – Britânica EARTH-i – Benefícios

Satélites para Gestão Urbana e Cidades Inteligentes – Britânica EARTH-i

Em 2.050, dois terços da população mundial viverá em áreas urbanas, com concentrações significativas de pessoas em 50 ou mais megacidades ao redor do planeta. Mas muitas das cidades de crescimento mais rápido do mundo são atualmente assentamentos urbanos relativamente pequenos. O ritmo acelerado das mudanças, coloca desafios aos planejadores urbanos para garantir uma gestão eficiente da infraestrutura da cidade, e a necessidade de informações e insights precisos exige um fluxo oportuno de dados acionáveis dos satélites de uso do solo.

 

Os métodos tradicionais de mapeamento podem lutar para acompanhar tais mudanças rápidas, impedindo o desenvolvimento sustentável e bem sucedido da “cidade inteligente”. A tecnologia de sensoriamento remoto oferece novas respostas aos antigos problemas de como gerenciar o desenvolvimento urbano sustentável e atender à demanda cada vez maior das populações baseadas na cidade. Tais desenvolvimentos, em qualquer parte do mundo, podem agora ser mais efetiva e economicamente monitorados usando uma nova geração de satélites de cidades inteligentes para apoiar o zoneamento urbano, o mapeamento da densidade populacional e o planejamento das cidades do futuro.

 

Para os planejadores urbanos de hoje, as imagens de satélite de uso do solo são uma fonte inestimável de informação de apoio às decisões de planejamento para o governo local e nacional e serviços relacionados, seja o fornecimento de moradia, gestão de tráfego, gestão da infraestrutura da cidade ou aplicação da lei.

 

– Zoneamento e planejamento urbano;

– Modelagem 3D incluindo a criação de cidades digitais;

– Modelagem da infraestrutura da cidade;

– Análise da pegada de carbono, poluição e tráfego;

– Revisões de segurança e planejamento de aplicação da lei.

 

Como os satélites ajudam no planejamento urbano?

Os satélites ajudam no planejamento urbano, regulando e monitorando aplicações de planejamento, modelagem da infraestrutura da cidade, detecção de mudanças, análise da pegada de carbono e modelagem 3D, incluindo a criação de cidades digitais. Os dados dos satélites oferecem aos planejadores urbanos uma ferramenta poderosa na análise e compreensão do ambiente urbano existente para que eles possam otimizar as decisões de planejamento para o desenvolvimento desse ambiente.

 

O que é uma cidade inteligente?

Mais pessoas vivem em ambientes urbanos do que nunca, e as cidades precisam trabalhar de novas maneiras para lidar com as demandas. As cidades inteligentes utilizam novas tecnologias inovadoras para projetar novas maneiras de viver e interagir com as pessoas. Quando mais recursos são compartilhados dentro de uma infraestrutura eficiente que pode reagir às mudanças das necessidades das populações, cidades como Cingapura, Barcelona, Londres, São Francisco e Oslo podem se tornar lugares mais limpos, seguros e inteligentes para se viver.

 

Que papel os satélites desempenham nas cidades inteligentes?

Os satélites fornecem uma ferramenta inestimável tanto para o planejamento de cidades inteligentes, quanto para a prestação de serviços inteligentes dentro dessas cidades. Tudo o que pode ser visto do espaço pode ser uma fonte inestimável de informações e insights para os governos locais e nacionais. Os serviços via satélite estão se tornando essenciais para o fornecimento de comunidades urbanas sustentáveis e prósperas.

Informações / Consultas / Projetos / Web Seminário Conceitos / Serviços de Monitoramento – Eng. Ricardo Pantoja – contato@pantojaindustrtial.com